Mandaçaia

Mandaçaia nome indígena que significa “vigia bonito” (mandá: vigia/çai: bonito), ganharam esse nome devido ao fato de sempre haver a presença de uma abelha na entrada da colmeia, a vigia.

A Melipona mandaçaia é uma abelha nativa brasileira robusta de cabeça e tórax pretos, abdome com 4 faixas amarelas interrompidas. Mede entre 10 e 11 mm de comprimento.
Esta abelha quando encontrada na natureza são vistas em ocos de árvores, porém nos dias de hoje devido ao desmatamento é muito raro encontra-la. Pode ser facilmente criada racionalmente em caixas padrão para sua criação adquiridas de um meliponicultor.

O enxame de mandaçaia possui uma população bem menor em relação à Apis melífera, podendo chegar a uma população máxima de 2.000 abelhas. Normalmente, encontramos enxames somente com centenas de indivíduos.

Estas abelhas são muito dóceis, mas costuma repelir os intrusos com um movimento bastante intenso ao redor do possível inimigo, chegando a mordiscá-lo com suas fortes mandíbulas. O mel dessas abelhas é muito apreciado pelo seu sabor agradável e não enjoativo.

O mel de Melipona é bastante aquoso devido ao alto teor de umidade. Por esse motivo esse mel deve ser armazenado em local refrigerado para evitar a fermentação. Um enxame de mandaçaia pode produzir até entre 1,5 litros à 2,0 litros de mel.

Além de produzir mel as abelhas mandaçaia são agentes polinizadores em culturas como: algodão, caju, castanha, maçã, melão e tomate.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *